Share Button

blogcancer30

O câncer é a segunda causa de morte de pessoas entre 15 a 29 anos, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).  Estima-se que mais de 17 mil jovens morreram com a doença, no período de 2009 a 2013. Mas o que está por trás desse número tão alarmante?

O Inca explica que as causas de câncer são variadas e podem ser tanto externas quanto internas. As causas externas estão relacionadas aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. No caso das internas, elas são, em sua maioria, pré-determinadas geneticamente.

Veja algumas afirmações e saiba o que é verdadeiro ou falso.

  1. O câncer antes dos 30 anos é 100% hereditário.

MITO. Sem dúvida, é importante conhecer o seu histórico familiar, mas, atualmente, a população está muito exposta a diversos agentes químicos. Outros hábitos, como a alimentação saudável, exercícios físicos, não fumar, beber moderadamente, uso de preservativos são algumas atitudes que podem prevenir o surgimento do câncer.

  1. Sobrepeso e obesidade podem causar câncer.

VERDADE. Ambos podem estar relacionados ao aparecimento de câncer de intestino, endométrio, próstata, pâncreas e mama. Reduzir o consumo de alimentos industrializados e combater o sedentarismo são maneiras de evitar o risco dessas doenças.

  1. Vacinas podem prevenir câncer antes dos 30.

VERDADE. Uma grande arma da medicina moderna é a vacina contra o HPV, que ocasiona o câncer de colo de útero.  As vacinas podem ser bivalentes ou tetravalentes e são disponibilizadas gratuitamente pelo governo.

  1. O tabagismo pode ocasionar o câncer somente após os 50 anos.

MITO.  A iniciação precoce do tabagismo pode contribuir para o surgimento de alguns tipos de câncer ainda na juventude. No entanto, o câncer esporádico tende a ocorrer após a faixa dos 50 anos, visto que o código genético sofre diversas mutações ao longo da vida.

  1. Toda mulher que contrair HPV terá câncer.

MITO.  O vírus é a principal causa do desenvolvimento do câncer uterino, no entanto, nem todos os 40 tipos de HPV causam a doença, pois precisaria estar associado a outros fatores, como baixa imunidade, tabagismo, sedentarismo etc.