Share Button

sintomas-colorretal-blog

O câncer colorretal tem afetado cada vez mais pessoas e merece muita atenção e cuidados. A doença ocorre quando um ou mais pólipos crescem no interior do revestimento das paredes do cólon ou do reto. Apesar de serem benignos, na maioria das vezes, quando os pólipos não são removidos a tempo podem ocasionar o câncer. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores serão as chances de cura, portanto, é muito importante conhecer quais são os sintomas e formas de prevenir.

SINTOMAS

  1. Sangue nas fezes

Esse é o sintoma mais comum. Fique atento à cor das fezes e não hesite em procurar um profissional caso perceba a presença de sangue.

  1. Anemia

Embora as mulheres sofram mais com anemia do que os homens, este também pode ser considerado como sintoma do câncer colorretal.

  1. Mudança nos hábitos intestinais

A alternância entre diarreia e prisão de ventre, sem que haja motivo aparente, pode ser um sinal do câncer colorretal. Caso perceba o sintoma, procure um médico.

  1. Forma das fezes

Além de observar a cor, é importante estar atento ao formato das fezes. Quando há presença de pólipos, as fezes devem sair mais estreitas.

  1. Evacuação com sensação estranha

Se, mesmo após ir ao banheiro, você sente que ainda está insatisfeito, é possível que seja um sintoma da doença.

  1. Dor abdominal

Se, ao terminar de comer, fica aquela sensação de inchaço, na maioria das vezes, é recomendado que você procure um médico.

  1. Perda de peso

Quando está doente, o cólon não consegue sintetizar boa parte dos nutrientes que você ingerir e, por isso, a perda de peso ocorre naturalmente.

Como já dito em outras matérias do blog, o estilo de vida conta muito quando o assunto é prevenção do câncer. Hábitos como o fumo, sedentarismo, consumo de álcool são considerados de grande risco para a saúde e podem contribuir para o surgimento do câncer. Cuide-se!