Share Button

higiene-penis-blog

A higiene é algo muito importante quando se fala em saúde e bem-estar, principalmente quando se trata dos órgãos genitais. A limpeza inadequada do pênis, por exemplo, pode ocasionar diversas complicações, como mau cheiro, infecções e até mesmo o câncer, portanto, é necessário ter atenção e cuidado na hora da higiene. Saiba como se prevenir.
Assim como qualquer outra parte do corpo, o pênis deve ser lavado bem com água e sabonete. Não há necessidade sabonete íntimo. Após a lavagem, é importante enxugar o pênis, para evitar o aparecimento de fungos, principalmente para quem possui o prepúcio (pele que reveste a glande).
Após urinar, o ideal é secar o pênis com papel higiênico, para evitar irritações, mau cheiro ou inflamações, por conta do acúmulo de resíduos encontrados na urina residual. Depois de manter relações sexuais, recomenda-se tomar banho e lavar bem o órgão genital para evitar infecções. Quando realizada com frequência, a depilação masculina pode quebrar a barreira de proteção, visto que os pelos protegem os pênis das bactérias.
O tecido mais indicado para cueca é o algodão, já que os tecidos sintéticos podem abafar e aumentar a umidade no local. As cuecas também não devem ser muito apertadas, pois isso pode prejudicar a produção dos espermatozoides e o funcionamento dos testículos.
Uma das principais causas do câncer de pênis é a falta de higiene. Se mantida por muito tempo, a sujeira desencadeia inflamações crônicas que podem levar à doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a patologia atinge, principalmente, pessoas acima dos 50 anos.