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Assim como os músculos, o cérebro também necessita ser mantido ativo e bem nutrido durante o dia a dia. Para mantê-lo saudável, proporcionar boa memória, concentração e mais qualidade de vida, a alimentação é uma das principais aliadas, quando feita de maneira correta, visto que os nutrientes presentes nos alimentos têm enorme impacto sobre as substâncias químicas do cérebro.

Veja alguns alimentos que podem contribuir para a saúde do cérebro e por que eles são importantes:

Aveia:

Fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam a transmissão de informações entre os neurônios. Traz energia para o cérebro.

Azeite de linhaça, óleo de peixe:

Fontes de ômega 3, que promove a formação de novos neurônios e ajuda a proteger os existentes.

Brócolis e espinafre:

Contribui para o desempenho cognitivo e auxilia na comunicação entre as células nervosas. São, também, ótimas fontes de ácido fólico, que é responsável pela formação do sistema nervoso dos bebês.

Cacau:

Auxilia na prevenção de derrames, além de ser rico em flavonóis, que protegem a parede dos vasos sanguíneos e garantem o bom funcionamento do fluxo sanguíneo do cérebro.

Chá verde:

Possui ação neuroprotetora e diminui danos neurológicos, além da perda de memória associada.

Cúrcuma:

Possui ação antioxidante e auxilia na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Lecitina de soja:

Contribui para a formação de neurônios. Fonte de fósforo.

Oleaginosas (nozes e amêndoas):

Possuem grandes quantidades de ácidos graxos insaturados, que garantem um bom funcionamento cerebral.

Suco de uva, cranberry, amora e açaí:

Possuem ação antioxidante, capaz de combater os radicais livres (que causam danos às células).

Além da alimentação, existem também outras formas de evitar a degeneração cerebral e preservar as funções deste órgão. Ler sobre diferentes assuntos para estimular várias partes do cérebro, aprender outros idiomas e fazer palavras cruzadas são formas de manter o cérebro  sempre ativo.