Share Button

hormonioterapia-blog

O corpo humano é composto de milhões de células que trabalham juntas para mantê-lo vivo. Para que elas se comuniquem da melhor maneira possível, é necessário que existam algumas substâncias naturais chamadas hormônios. No entanto, quando o câncer surge em locais estimulados por hormônios, como a mama e a próstata, as células cancerígenas podem utilizá-los para o seu crescimento e avanço. A hormonioterapia, portanto, é um tratamento que utiliza remédios para bloquear a ação destes hormônios e evitar que eles possam estimular as células do câncer a crescerem.

O tratamento pode ser através de comprimidos ou injeções debaixo da pele e é indicado principalmente para combater o câncer de mama ou próstata. Nestes casos, a hormonioterapia tem o objetivo de bloquear os efeitos da testosterona no homem e o estrogênio na mulher, além de completar o benefício da cirurgia ou radioterapia, para atingir resultados melhores para o paciente.

É importante que o paciente siga minuciosamente as orientações do médico, conheça os efeitos colaterais, use sempre a dosagem prescrita pelo médico e mantenha a regularidade do uso.