Share Button

cancer de epele

Liderando o tipo de câncer mais diagnosticado no Brasil, o câncer de pele tem, também, as maiores chances de sucesso no tratamento, quando diagnosticado precocemente. A doença tem vários subtipos. O mais comum, segundo a Associação Brasileira de Dermatologia, é o carcinoma basocelular, cuja letalidade é baixa. Outros tipo possíveis, também, são o carcinoma espinocelular e o melanoma.

O melanoma figura entre os mais temidos tipos da doença, mas também é o menos comum. Apesar da confirmação do melanoma trazer medo e apreensão aos pacientes, quando a detecção ocorre no início as chances de cura da doença são superiores a 90%, segundo a Associação Brasileira de Dermatologia.

Utilizar protetor solar diariamente e realizar o auto exame são fundamentaispara a prevenção. No auto exame, é importante a ajuda de um espelho para examinar as laterais do corpo, a nuca e área genital e nádegas. Ao perceber pintas assimétricas, ou com bordas indefinidas ou cores irregulares, é importante ficar atento. Feridas que não cicatrizam após duas semanas também podem ser um alerta.

Ao identificar alguns desses sinais, procure um médico. Muitas pintas ou sinais podem ser normais, portanto se deve realizar exames para confirmação do diagnóstico. Pessoas com histórico familiar precisam de uma atenção ainda maior.