Share Button

Um estudo aplicado a pessoas em tratamento com câncer faz uso de uma ferramenta inovadora para ajudar na recuperação de pacientes com câncer. Os jogos de videogames podem ser uma promessa no auxílio do tratamento oncológico. Alguns dos objetivos desse experimento são identificar alterações no centro de gravidade do paciente, alterações de sensibilidade nos membros, fraqueza muscular e oferecer uma intervenção mais eficiente para evitar sequelas definitivas.

Os pacientes criam personagens e interagem com a máquina ao realizar movimentos. Os jogos vão desde um simples permanecer em pé apenas com uma perna a dançar coordenando os movimentos com o do boneco que aparece na tela. De acordo com os resultados, o jogo para reabilitação ajuda a amenizar a fadiga oncológica e a sensação de cansaço constante que acomete até 95% dos pacientes.

O estudo foi realizado em um Hospital de Pernambuco e selecionou 32 pacientes e, desde fevereiro deste ano, realiza avaliações periódicas para mensurar o nível de comprometimento dos nervos periféricos dos pacientes.

Via: Diario de Pernambuco