O diagnóstico precoce do câncer de mama faz chegar a 95% às chances de recuperação completa da paciente, após o tratamento. E um novo exame de sangue promete facilitar ainda mais esse processo. Desenvolvido por pesquisadores do Hospital Universitário de Heidelberg, na Alemanha, o teste sanguíneo será capaz de detectar diversos tipos de tumores de maneira segura.
Conhecido como HeiScreen, o exame ajudará mulheres a prevenir-se da doença de maneira menos dolorosa, mais barata e sem exposição a radiação, utilizando algumas gotas de sangue. Segundo os pesquisadores, ele deverá complementar os métodos tradicionais existentes. No entanto, será “um fardo muito menor para as mulheres”.
Os pesquisadores esperam que o procedimento não invasivo encoraje mais mulheres a fazerem o exame. Ele servirá como uma alternativa para mulheres cujas glândulas mamárias têm tecido denso, o que impede resultados eficazes com mamografias. Além de ajudar as que não podem ser submetidas a exames clínicos tradicionais por razões médicas.
Ainda não existe uma data certa para o exame entrar no mercado. No entanto, a pesquisa mostra uma possibilidade que poderá ajudar muitas mulheres. Resta ficar na torcida para que em breve muitas pessoas possam ser ajudadas.
Fonte: PEBMED.