Categorias
Alimentação

Limão cura câncer?

As pesquisas mais recentes na área da saúde apontam cada vez mais que uma alimentação equilibrada é uma das melhores prevenções de diversas doenças, incluindo o câncer.

O limão é uma fruta bastante popular e conhecida por ser ingrediente de muitas receitas caseiras para tratamentos diversos, desde emagrecimento às gripes.

Segundo a nutricionista do Hospital HSM, referência no tratamento do câncer no Pará, Jéssica Maeve, o limão contém substâncias antioxidantes que podem diminuir o risco de diversos tipos de cânceres.

Entretanto, não existem fatos científicos que comprovem a eficácia do limão para a cura de algum tipo de câncer, como explica Jéssica:

De fato, o limão é um alimento que possui compostos com atividade antioxidante e anticarcinogênica, logo, seu consumo é indicado com objetivo de auxiliar nas defesas do organismo e atuar na prevenção e tratamento do câncer em determinados casos. Porém, não há estudos que demonstrem o papel do limão na cura do câncer, não só do limão, mas de qualquer outro alimento, tendo em vista que as terapêuticas consensualmente aceitas para a reversão da doença são as de caráter médico, a exemplo da cirurgia, quimioterapia e radioterapia”.

A nutricionista também chama a atenção para o consumo indiscriminado de chás por pacientes que buscam tratamento através de plantas medicinais. O uso empírico de quantidades aleatórias de cascas ou folhas pode, ao invés de trazer benefício à saúde, conduzir a toxicidades e comprometimento da função renal ou hepática. O uso de plantas medicinais é contraindicado caso seja feito sem orientação profissional”, ressalta.

Por isso, evite ingerir quantidades grandes de qualquer alimento sem a orientação de seu médico ou nutricionista. Os alimentos são aliados, mas devem ser ingeridos com cautela e com orientação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *